Sobre a chegada do irmão/irmã mais nova

filhos, irmãos, caçulas, ciúme irmãos, cuidado irmãos


Boa noite! Vocês já pararam para pensar em como a chegada de um irmão/irmã mais nova afeta a criança mais velha?

Coloque-se um pouco no lugar dela. Você é a caçula da família, super paparicada e tal, aí chega seu irmão/irmã. De repente parece que todo mundo só quer saber do novo bebê, tudo é sobre o bebê, as visitas, os presentes...e você fica ali, sem saber o seu papel na família. Agora tudo que você ouve é: não faça barulho para não acordar o bebê, mamãe/papai não pode brincar com você agora, ela/ele está cuidando do bebê. O bebê cresce um pouquinho e a saga continua: ah, deixa o bebê brincar com os seus brinquedo, ele é pequenininho. E você tem que entender isso e aceitar sem reclamar porque você é mais velha/o. E aí você para e pensa: onde eu me encaixo nessa nova dinâmica da família?

E não podemos esquecer que sempre tem um parente, uma amiga ou vizinha que vai falar para criança algum absurdo para a criança. Coisas do tipo: eita, agora você deixou de ser o bebê da família; ah, agora seus pais só vão ter tempo para a nova irmãzinha/o e coisas do tipo.

Dá deu para perceber como a criança mais velha vai se sentir né? Então, atenção! Se você está planejando um 2° filho ou se você já tem, converse sempre com a criança, mostre sempre que ela é amada, não adianta só falar, demonstre isso sempre. Tá cansada/o? Eu sei, é difícil, mas faça um esforço e brinque com ela, passeie só com ela, mostre que você ainda é a mesma mãe/pai dela de antes da chegada do irmãozinho/a. Deixe sempre bem claro que o seu amor por ela não mudou.

Importante também é envolvê-la nas atividades que envolvem o bebê: vai trocar a fralda ou dar banho? Peça ajuda da criança mais velha para te passar um talco ou um xampu. E por aí vai. Assim a criança vai se sentir importante, incluída na nova rotina e mais segura que seu lugar no coração dos pais permanece inalterável.